A arte de cortar
“Escrever é a arte de cortar palavras” - Esse pensamento nos faz refletir nas necessidades do leitor. A beleza de um texto não está na quantidade de palavras, mas na praticidade de repassar informação.
Porque existem características no texto que agregam valor, facilitam a leitura e a assimilação do assunto. Por isso é muito importante evitar o uso de termos imensos e a repetição daqueles que já mencionamos.
Uma boa dica é inserir sinônimos curtos e interessantes que se encaixam no tema para substituir aquelas palavras imensas que a gente tem o vício de incluir num parágrafo.
E desenvolver qualquer tema requer um tempo de preparação que envolve pesquisa, meditação e elaboração de rascunhos. Nenhum texto fica bom logo na primeira tentativa. É preciso paciência e dedicação.
E é no momento da revisão que devemos cortar palavras ou até mesmo uma frase inteira se for preciso. É nesta hora que você lê o texto várias vezes para ter certeza que o leitor vai compreender a mensagem.
Lembre-se: repetições indicam falta de questionamento mais profundo sobre o assunto e transformam o prazer de ler num ato cansativo. Então, não tenha medo de usar a tecla “delete”. Mas mantenha o texto conciso e coerente.
Resumindo, o post de hoje te desafia a transmitir o seu conteúdo de modo simples e objetivo.
Comentarios