A escolha do título
A primeira dica aqui é pensar no título depois de concluir o texto, o que você já leu em vários post na internet. Mas confesso que isso não funciona comigo.
Na maioria das vezes, um título para um post ou livro já me assalta o coração e eu que me vire para desenvolver o assunto. Às vezes eu também mudo o título quando estou no meio da digitação do texto.
Mas a regra geral é que você tenha um artigo pronto para definir o título, porque ele é o responsável por chamar a atenção do leitor. Lembre-se que as primeiras linhas do texto podem ou não dar continuidade a leitura. Então, evite um título longo e aposte em algo que esteja em harmonia com o tema.
Para alguns escritores o título pode questionar, otimizar, brincar com ideias ou despertar a curiosidade ou o senso de urgência do leitor. E você pode até usar acrónimos.
É como um primeiro encontro. O leitor tem expectativas e quer se envolver, se o título é convidativo e cheio de charme… o enlace acontece.
Não é bom intitular o artigo como se fosse um resumo do texto, porque com certeza vai desmotivar o leitor. Pode-se ou não usar um verbo, depende da criatividade. Para ser honesta eu sou muito cri cri. Se não gosto da apresentação nem me atrevo a ler o conteúdo.
Como avaliadora de originais fico ofendida com certos conteúdos, quando o autor usa um ótimo título, mas se perde completamente ao desenvolver o assunto.
Fuja do estilo genérico e mantenha sua atenção no que for atraente, objetivo e simples o suficiente para ser entendido. Eu sei... Muita coisa pra pensar, mas ninguém disse que seria fácil!
Comments