Ajuste o tom do texto
Por que você escreve? Existe uma razão específica para esta prática? O escritor norte-americano Stephen King tem a resposta: Eu escrevo para descobrir o que penso”
Interessante notar que seus livros sobre terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia já venderam mais de 400 milhões de cópias. E eu confesso que não sou muito fã de filmes ou livros de terror.
O maior desafio do escritor é escrever bem, então você precisa organizar seus próprios pensamentos para produzir um conteúdo de qualidade. Coesão e coerência são fundamentais para que o leitor entenda o que se está transmitindo.
Mas o título do post fala sobre ajustar o tom do texto e em uma melodia o “tom é o que nos permite distinguir entre sons graves e agudos, criando a sensação de melodia e harmonia em uma composição musical”.
Imagine que você vai a um concerto ou musical e tem a sensação que tudo parece desconexo, sem harmonia, desafinado e a vontade é de sair correndo dali. E não é assim que você quer que o seu leitor se sinta, não é mesmo?
Produzir um conteúdo de qualidade, com ideias alinhadas de forma coerente, onde o escritor se preocupa até com a formatação do texto pode ser comparado com o ajuste do tom de música.
São sete notas musicais para se ajustar aos instrumentos ou voz humana classificadas em aguda, média ou grave. Pense na entonação, na qualidade emocional presente na maneira que a pessoa canta e que transmitem suas emoções.
Outro fator que você precisa levar em consideração é o tom da escrita tanto quanto a mensagem que vai transmitir, que pode ser formal, objetivo, jornalístico, persuasivo, etc ou o tom da marca, ou seja, linguagem e estilo que o leitor se identifica.
Comments