Bloqueio Criativo - Um obstáculo temporário

Acontece. Não dá para prever o momento exato. E sim, é muito frustrante quando a tela em branco persiste. O bloqueio criativo são as ideias “sem forma e vazia”. Você passa horas tentando e não escreve nada que vale a pena publicar.
O termo writer ‘s block criado em 1947 pelo psiquiatra Edmund Bergler, hoje é uma experiência desafiadora enfrentada por muitos indivíduos envolvidos em diversas atividades, sejam eles escritores, artistas, músicos ou designers.
O bloqueio criativo pode ter diversas causas. A culpa pode ser daquela insistência eterna de querer produzir algo perfeito. O cansaço mental é inevitável. O cérebro precisa respirar. Mas você não tem tempo para pausas diárias porque está comprometido com as demandas.
Muitos escritores precisam entender a função do cérebro como a principal ferramenta de trabalho no processo criativo. E se ele for exposto a inúmeras informações, estresse e outros excessos pode “entrar no modo avião” e a criatividade será afetada.
Além do bloqueio, outro problema que vem como “dominó” é que a falta de inspiração causa ansiedade. É fundamental entender que o bloqueio criativo não é um fracasso, mas sim um obstáculo temporário.
E como resolver o problema? Permita-se! Não entendeu? É simples: Permita-se dar uma pausa, recarregar as energias com outras atividades, exercitar o corpo pela manhã ou à tarde, ler bons livros, dormir e divertir-se.
Permita-se ser mais do que um bom escritor, seja um bom amigo, um bom pai ou mãe, um bom ouvinte. Conectar-se com as pessoas, os ambientes, a vida lá fora vai iluminar a criatividade. E assim, você terá a chance de contar boas histórias. O público alvo agradece.
Commenti