A Arte de Escrever
Você deve estar imaginando por que falar sobre isto? Eu também pensei no assunto pois muita gente afirma que escrever não é arte, escrever é técnica. Em parte, concordo.
Escrever é arte porque é através do texto que o autor, além de transmitir tudo o que deseja para o seu leitor, muitas das características, reações e sentimentos do escritor vão estar visíveis. Assim é bom pensar muito sobre o tema, romance ou qualquer assunto que deseja expor.
O artista quando pincela seus quadros para serem admirados em galerias, põe a sua alma na tela. Acredite: sensibilidade é fundamental. Um tema para um novo livro pode estar em qualquer lugar, por mais simples que seja. E quantas novidades estão por aí quase que imperceptíveis? Basta olhar novamente. Ao ampliar sua capacidade de observação, o autor estará desenvolvendo sua criatividade também.
Criar é trazer algo do nada e transformar é mudar aquilo que já existe. E na produção de um texto você vai usar utilizar estes dois métodos.
Para se escrever bem realmente é preciso utilizar algumas técnicas, ter vocabulário e regras gramaticais atualizadas, ser objetivo, revisar o texto. É importante também ter um olhar atento à realidade, porque tudo que se escreve, fala, ensina influencia a vida e as atitudes de outras pessoas. E não se pode prever as reações humanas porque dependem de inúmeros fatores. Muita pressão psicológica sobre o autor/escritor que precisa apresentar um texto com conteúdo diferenciado e agradar a todos.
E com certeza é bom saber as novas tendências de leitura do seu público alvo, para decidir o que escrever. Pense que há leitores para todos os tipos de livros. Mas que haja critério na escolha do tema e exposição de forma não gerar polêmica e preconceito a grupos específicos de pessoas, que a leitura apresente respeito e acolhimento. Autores e leitores estão intimamente ligados pelas páginas de um livro. Lembre-se:
Comments