Como o escritor lida com a ansiedade
Para iniciar o post de hoje afirmo que nem todo escritor pode estar sofrendo de ansiedade. Em termos comuns, ela acontece devido incertezas em relação a algum conflito ou atividade.
A ansiedade é um sentimento natural e acontece quando temos que trabalhar com prazos apertados, por exemplo. Será que vai dar tempo? Nos perguntamos umas mil vezes. E isso pode acontecer em qualquer área da vida. Eu fico ansiosa diante do sinal vermelho do semáforo. A espera parece que dura uma eternidade.
Existem pessoas com transtornos de ansiedade que, geralmente, são preocupantes. Estas pessoas não conseguem lidar com a autocobrança, a ponto de comprometer sua qualidade de vida e seu bem-estar. Outro dia, uma moça jovem, que trabalha como copywriter, confessou que o excesso de trabalho a fez ficar doente.
Aqui no Point você encontra textos que orientam na esfera profissional, mas também alguns conselhos que auxiliam outras áreas da vida do escritor como o emocional, network e lazer. É importante entender que o corpo físico também precisa de descanso e boas horas de sono recuperam a energia e oxigena a imaginação.
A ansiedade pode ser tóxica quando as múltiplas tarefas se tornam um peso e nos sentimos incapazes diante das circunstâncias e emocionalmente exaustas. A primeira dica é revisar sua rotina e se reorganizar. Se estamos priorizando a vida profissional com certeza outras áreas foram deixadas de lado por falta de tempo.
Às vezes, precisamos apenas parar e respirar com calma. A ansiedade atropela etapas, porque queremos apressar resultados. Então, pause, respire, acomode-se num sofá. Procure adaptar alguns hobbies e atividades físicas a sua rotina.
A vida do escritor não precisa ser uma corrida contra o relógio. O tic tac não pode ditar todas as regras, porque no instante que você quiser, pode parar de dar corda.
Comments