Desenvolvendo a Capacidade de Percepção
Todo ser humano precisa desenvolver sua capacidade de percepção. Desde a mais tenra idade devemos estar atentos ao atravessar a rua, as pessoas que se aproximam, se o vidro do carro está fechado. Ao sair de casa, olhamos ao redor para nos certificar sobre as trancas das janelas, luzes apagadas ou se a comida do gato está no pote.
Enfim... Uma infinidade de coisas que trabalhamos na mente e que por vezes parece que estamos nos movendo no modo automático. Mas,
“A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais”.
Quais são os tipos de percepção? visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil, temporal e espacial. Eles processam a informação para que você identifique uma ideia. Assim é possível transformar um simples, (ou complexo) detalhe, num texto surpreendente.
Estar perceptivo, ter a mente aberta e ouvidos atentos requer exercícios diários. Pratique essa atividade de reconhecimento em qualquer lugar e faça anotações diárias. Acredite que esta é a melhor forma de enxergar a realidade. E tudo está bem diante dos olhos, ao nosso redor, e assim damos significado ao que vemos.
Lembramos que alguns apontamentos podem até ser descartados, mas certamente haverá algo que vai chamar sua atenção e quem sabe, você transformará uma boa ideia num texto e/ou a partir dele, em obra literária.
E não é, necessariamente, escrever sobre tudo e todos. Sem pânico! Porque o que para alguns é como escalar uma montanha, mantendo o equilíbrio e a respiração lenta, para outros é como correr uma maratona enfrentando todos os obstáculos de uma vez só. Calma.
A Inspiração vem. E com certeza você é bom no que faz.
Outro detalhe importante é ter em mente que tal exercício não deve virar um tipo de prática contínua, que ofusque o prazer de estar com sua família ou com amigos num ambiente festivo. O escritor também precisa de lazer e vida social.
Comments