Foque nas pessoas positivas
- Marion Vaz
- 15 de jan.
- 2 min de leitura

Falamos sobre mentoria qualificada aqui no Point e dos grandes desafios do escritor nesta área. A maior preocupação de falar em público, palestras ou mentorear outros não está relacionada à elaboração de textos, tópicos e subtópicos.
A questão mais importante é enfrentar as pessoas, que se por instantes elas parecem sorrir e aceitar os argumentos, do nada podem se transformar em pessoas negativas, que com perguntas e interferências minam o projeto.
A dica é manter sua concentração nas pessoas positivas que estão bem diante dos olhos e assimilam as informações que o mentor está transmitindo. É fato que uma boa palestra requer mais dinamismo do escritor do que do público.
Então, prepare-se com antecedência, recheie os assuntos com uma pitada de humor e aposte nas histórias, dilemas e diversidade da vida. O público alvo precisa ser impactado pela narrativa, pela jornada, pelo desafio e aprender com seus erros e acertos.
Em algum momento você pode se sentir perdido e pensar: o que eu vou dizer agora? Planejamento é essencial. Pode acontecer de sair fora do roteiro por alguns instantes, mas retorne ao ponto principal.
Algumas regras básicas:
Organize aquilo que você vai falar em público usando a escrita como base.
Três conceitos principais são suficientes para definir uma ideia.
Caso um assunto seja difícil de assimilar, você precisa trabalhar com metáforas, analogias, comparações, histórias e repetições.
O mentor deve encarar o público, manter contato visual e ter uma postura atraente. Evite esconder as mãos nos bolsos, gesticule de forma simples e calma. Cuidado com o vocabulário, escolha bem os termos para se expressar.
O mentorado é seu melhor cliente, seu amigo, seu leitor e ele precisa de instrução e técnica para potencializar a criatividade.
Comments