Gatilhos Mentais
Eu tomo decisões o tempo todo e como todo mundo, a maioria delas é de forma automática. A gente nem precisa refletir sobre o assunto ou o que realmente é importante e simplesmente age de forma intuitiva. E talvez você pense que não acontece porque é muito controlado nas suas emoções e sabe bem o que está fazendo. Ok.
Mas na realidade muitas das nossas ações são inconscientes. Você acorda, boceja e estica o corpo, anda pelo cômodo como se fosse um zumbi, escova os dentes de forma automática e fala ao telefone enquanto faz um café.
Outras atividades do dia a dia também se tornam corriqueiras e você nem percebe que não está no “comando da casa”. Olha inúmeras mensagens nas redes sociais e de repente está no aeroporto porque comprou uma viagem para um lugar que queria conhecer. Foi naquele site de viagem que você passou a seguir no Instagram.
Mas, os gatilhos mentais são decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente.
São estímulos que recebemos e que influenciam diretamente na tomada de decisões. Como temos uma infinidade de escolhas durante o dia, eles facilitam a vida e as funções do cérebro.
Esta técnica é muito usada nas áreas de marketing e vendas, para motivar o cliente a tomar suas decisões, mas é preciso usá-la com ética e responsabilidade a fim de não ludibriar o consumidor.
E como os gatilhos mentais se aplicam na produção de textos? Simples! Já falamos sobre a relação escritor/leitor e o que escrevemos inspira a vida e as decisões dos leitores. Cada texto que colocamos on-line é elaborado em função do público alvo para que ele tenha uma experiência agradável.
Acreditamos que o escritor pode utilizar esta técnica e alguns gatilhos mentais introduzidos no texto vão gerar confiança e construir uma base sólida para manter a atenção do leitor na sua página. Alguns desses gatilhos geram curiosidade, atração e urgência em adquirir o seu material, e-book, livro impresso, etc.
Vamos citar alguns: Escassez, urgência, antecipação, curiosidade, histórias, simplicidade, prova social, novidade, reciprocidade, relação Dor x Prazer, autoridade e referência. Existem outros que você pode pesquisar.
Mas, se você chegou até aqui é porque, de alguma forma, o texto chamou a sua atenção e a técnica funcionou.
Comments