Uma boa ideia precisa de tempo?
Depende do processo criativo, da base de conhecimento sobre o assunto, do tempo de dedicação na composição do texto. De posse de uma boa ideia você precisa estabelecer a estrutura do texto. De modo geral é formada por:
Introdução - É o momento de contato do autor com o leitor. A introdução vai aguçar a curiosidade sobre o texto, vai dar uma prévia sobre o assunto e mostrar que o conteúdo é significativo.
Desenvolvimento - É como um bolo em camadas. Títulos e subtítulos vão desenhando na mente do leitor os argumentos do escritor, suas pesquisas sobre o assunto, seu ponto de vista, dados adicionais, links e etc. Ao se tratar de um romance, por exemplo, o desenrolar da história, os dramas dos personagens, conquistas, medos e desventuras.
Conclusão - É o fechamento. Reavaliação do assunto exposto, uma dica importante, uma reflexão, um convite, uma abordagem mais leve que faça o leitor se sentir feliz por ter participado do seu grupo de leitores. Se for romance, a conclusão pode ser em etapas, fechando o círculo de vida de cada personagem ou deixando um ar de suspense caso a obra tenha continuidade.
E quais são os cinco objetivos de um texto: relatar; narrar; argumentar; expor; descrever, instruir ou prescrever ações.
Geralmente eu não tenho muita dificuldade para escrever. As ideias vão fluindo e quando me dou conta tenho que cortar os excessos. O ideal nem sempre é obtido logo de primeira. É importante revisar o texto e melhorar aquilo que pode ficar muito bom. Então eu sou chata mesmo.
Escrever é a minha paixão, meu modus vivendi, se assim posso definir. Com certeza existem aqueles dias que não dá pra digitar uma linha sequer. É normal. Sem pressão. Mas no final das contas o que importa é apresentar um texto perfeito e fácil de ler.
O projeto do bolo em camadas é bem interessante. Imagine que as formas são pequenas e o forno também. Tenha paciência para “assar” um de cada vez. E depois montar camada por camada intercalando com recheios deliciosos de pura imaginação.
E como já expliquei no início, pode ser que uma boa ideia precise mesmo de tempo para se desenvolver, então, ao longo do dia vá distribuindo doces.
Escrever é a arte de organizar ideias, como mostro no meu e-book. E elas aparecem assim, sem avisar. Algumas são descartáveis. Não perca seu tempo. Mas tenha sempre um caderno de anotações que a gente gosta de chamar carinhosamente de baú de ideias. Nele, ficarão as chamadas de textos para desenvolver mais tarde.
Comments