Mantenha o Foco
Distrações podem vir de todos os lados e lugares e para manter o foco naquilo que é importante, o escritor precisa de autocontrole.
E uma das dicas sobre o assunto que eu li na internet era “pendurar um cartaz de não perturbe" na porta. Parece piada e confesso que ri. Mas na verdade, cada escritor sabe as dificuldades que enfrenta na hora de produzir um bom texto.
Fatores externos, pessoas transitando no ambiente, mensagens que chegam no celular, cansaço físico, sede, fome, pessimismo e outras centenas de interrupções afetam a nossa criatividade.
E manter o foco não se resume apenas seguir uma linha de raciocínio para moldar o tema escolhido, mas ter autocontrole até mesmo das emoções. Porque uma simples palavra pode afetar os sentimentos e te desmotivar. Aconteceu comigo.
Num momento que eu estava sensível, alguém me abordou e me magoou de tal forma que toda a minha força foi embora. Eu me olhei no espelho e não vi potencial algum. E por um tempo deixei de escrever.
Eu poderia citar aqui várias técnicas, atitudes saudáveis, estratégias que alimentam a criatividade e nos mantém produtivos no dia a dia. Mas, se escrever é compartilhar emoções e experiências, precisamos acreditar naquele sonho que nos mantém vivos e nos projetos que desejamos realizar.
E sim, é importante manter o foco no conteúdo de um texto, então, organize seu ambiente de trabalho, suas tarefas diárias, mas também é preciso alimentar a alma.
Opmerkingen