Nosso Incrível Patinho Feio
Confesso que não tenho o hábito de escrever sobre assuntos dos quais eu não domino, e também não curto muito. Mas a história do patinho feio relacionada com temas desafiadores, me pareceu bem interessante de comentar.
E realmente, pode acontecer de algum momento, você ter um tema, um assunto que precisa desenvolver e simplesmente não gostar de trabalhar o texto. Na maioria das vezes, nós escrevemos sobre algo que nos completa, nos ilumina, nos encanta. E temas desafiadores têm essa capacidade de intimidar porque dão mais trabalho em pesquisas, tempo de elaboração do texto, seleção de público alvo, etc.
“O conto O patinho feio, escrito pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) foi publicado pela primeira vez em 11 de novembro de 1843. Quanto tempo já se passou! E ainda hoje é um dos clássicos da literatura infantil. Mas, se eu for analisar a história, diria que ela nos ensina sobre medo, esperança, tolerância e superação. E se você pensar bem, existem outros temas compactados.
Então, quando encontrar um tema desafiador, o escritor precisa analisar estas duas etapas: pensar e produzir. No primeiro instante, o tema parece mesmo com aquele “patinho feio”, desengonçado, sem graça. E talvez você não tenha a menor ideia de como desenvolver o assunto. Então, pense e pesquise. Olhe sob nova perspectiva, procure algo que te interesse, algo que te dê liberdade de criatividade.
E ter criatividade é visualizar as coisas de uma maneira nova. E quando começar a produzir o texto, pense em alternativas. Você pode deixar o tema de lado e escrever sobre algo que realmente te inspira? Sem problemas! Mas não resolve a questão. Quer escrever só sobre aquilo que te dá segurança? Ok! Mas em algum momento você vai precisar pensar “fora da caixa”.
Então, eu te convido a fazer esta experiência, de escrever sobre um tema aleatório, que não esteja na sua área de produção de texto. Comece com algo simples, defina um prazo para terminar, pesquise, faça anotações e mantenha a mente aberta para novas ideias. Pense que no final da história, nosso patinho feio se transformou num lindo cisne.
E lembre-se que todo texto tem um objetivo. Então, escreva com paixão levando em conta o interesse do leitor sobre o tema. As dificuldades que enfrenta para produzir o texto podem ser pontes de acesso para a informação que você está colocando online.
O seu “incrível patinho feio” pode virar referência em pesquisa e páginas de busca.
Comments