top of page

Não sei por onde começar


Esta frase já traduz toda a nossa insegurança na hora de escrever um livro ou um texto. A tela em branco do computador nos assusta ou pode ser que estejamos passando pela fase do “apagão” - quando todas as ideias desaparecem na mente. Mas, tem muito curso online para auxiliar no processo criativo. O certo é que textos com conteúdos relevantes não nascem num estalar de dedos. Além do talento, do desejo de escrever, da dedicação diária, das pesquisas, o escritor precisa mesmo é da técnica.


Ninguém planta uma semente achando que no dia seguinte vai ter uma árvore no quintal. Há um processo em andamento que depende de outros fatores também, até que, no futuro, alguém possa colher o fruto.


E não dá mesmo para saber por onde começar se o escritor não tiver uma boa ideia “martelando” a cabeça. E escrever um livro é desenvolver uma história com “N” personagens e vivências diversas, um contexto que se conecta e finalizar cada enredo com estilo e aquele suspense todo que agradar o público alvo… Ufa! Parece surreal!


Já aconteceu comigo de um livro ficar parado por dois anos até que eu resolvesse fazer o fechamento. E também tive que parar uma história para escrever outro livro porque a ideia me surpreendeu e dei prioridade a ela. Mas não estamos falando de meio e fim. Estamos tentando começar algo. E a primeira dica é pesquisar sobre o assunto e fazer apontamentos. Depois selecione os nomes dos personagens, características, locais de trabalho, cidades (caso não seja fictícia).


Estabeleça um critério de horários que permita o desenvolvimento dos textos. Escolha um dos personagens e comece a escrever sobre ele, inserindo detalhes que vão aguçar a curiosidade do leitor. Permita o fluir da imaginação, dando liberdade aos dedos para continuarem clicando nas teclas até poder ver algo que realmente vale a pena.


Se não sabe como começar uma trama, crie um suspense revelando algo que normalmente o leitor só saberia em capítulos posteriores. Eu gosto dessa transição de passado e presente se alternando na narrativa.


E é bem provável que você mude o começo quando estiver avançando na construção do texto, porque estará mais confiante e satisfeito com seu desempenho. Então, não demore a digitar as primeiras linhas.


Comments


IMG_7571.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Eu queria mudar o mundo, então comecei a escrever!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page