O Perfil do Escritor
De acordo com o dicionário online, “o autor é aquele que escreve na intenção de publicar um livro, lançando-o no mercado literário. O escritor deseja apenas escrever sobre os assuntos, artigos dos mais variados temas”.
O autor é aquele que cria, inventa, ele tem essa necessidade de reconhecimento através da sua obra. Mas, um escritor pode sim ser autor de um livro.
Se o escritor é aquele que informa, reorganiza uma ideia e escreve bem histórias reais ou imaginárias que causam emoções e garantem a atenção do leitor, consideramos que a habilidade de um complementa a do outro.
Independente da definição, o interessante é saber qual o grau de paixão que você sente quando está elaborando um texto. E dizer que um escritor não está muito interessado em reconhecimento me parece um exagero. Quem não deseja uma quantidade diária de leitores visitando o seu blog, lendo um artigo no jornal, elogiando um post?
E é esta paixão que também impulsiona o autor a criar personagens interessantes, lugares exóticos, cenas que despertam a curiosidade do leitor.
É você o semideus que define e finaliza as tramas, que derrama sangue ou solta uma pomba branca. que semeia ódio ou eterniza o amor.
E se a apresentação da obra está intimamente ligada ao perfil do autor, eu te pergunto: Quem é você? Quais são as suas preferências? Como está o seu perfil nas redes sociais? Qual o seu estilo, vocabulário e o que escreve no seu blog? E a apresentação pessoal, vestuário, qualificações, experiências profissionais e pessoais? E quanto a sua formação acadêmica?
Eu sei, parece até um currículo para uma vaga de emprego, não é? E não se engane amigo, pois é mais ou menos a mesma coisa. Acredite, a editora e o seu público alvo vão pesquisar para saber se você tem potencial.
Com o desenvolvimento acelerado da internet e a acessibilidade, milhares de pessoas viraram, do dia para noite, blogueiros e escritores do “amanhã”. Cada um com opinião formada sobre qualquer assunto anunciado na Mídia. E não importa o tema, todo mundo escreve o que quer, sem se intimidar. Como se destacar em meio a tal multidão? Um desafio e tanto. Concordo.
Quando se trata de autor/escritor independente é muito comum achar que ele tem que ser o mais autêntico possível. Quanto mais transparente for maior a aceitação do público.
Mas entenda, que o perfil do escritor não se limita apenas àquilo que os outros esperam dele, mas também aquilo que ele pensa de si mesmo, as suas preferências e o que espera da sua carreira literária.
コメント