O primeiro tijolo de uma construção
Quem já viu uma obra em construção percebeu que a primeira preocupação do engenheiro é com o alicerce.
Depois de tudo pronto vem a hora de se erguer, seja um prédio, uma casa, um muro ou um conjunto habitacional, tudo começa com o primeiro tijolo e com uma parede. Com certeza a gente não pensa sobre isso quando a construção está em andamento. Só observamos os andares subindo, um após o outro.
Aquele que escreve precisa ter um alicerce e tenha em mente que desta base depende todo o processo. E do que é que eu estou falando? de todo conhecimento e prática que você vem adquirindo no decorrer da vida.
Os tijolos são as ideias que você precisa organizar, uma por uma e o cimento é a fórmula com que cada ideia se alinha ao tema do texto. Colocar o primeiro tijolo de uma construção parece fácil, mas ele tem que servir de medida para os demais. Às vezes, o construtor intercala com tijolos menores para dar consistência à parede que está sendo erguida.
Escrever requer essa capacidade de adaptar um tópico no corpo do texto, sem fugir do tema principal. E não é qualquer ideia que pode ser usada, é preciso escolher as melhores, aquelas que complementam o assunto, definem atitudes ou possibilitem assimilação.
Estamos sempre buscando perfeição na escrita com o intuito de apresentar um conteúdo de qualidade. Querendo ou não, existe uma infinidade de informações online disputando o tempo e a atenção do leitor. O que faz com que o seu público alvo fique mais criterioso. Então ele precisa se sentir atraído pelo texto ou vai passar adiante.
“Escrever é fácil.
Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final.
No meio você coloca ideias”
Pablo Neruda
Comments