O Tempo
Tic Tac! Tic Tac!
Quando penso em tempo, minha mente me direciona para as prioridades. Na verdade, ao acordar de manhã já tenho uma lista de tarefas para realizar. E quem tem casa, trabalho e família sabe muito bem como é a nossa rotina.
O tic tac do relógio te desperta, te condiciona e te ilude. Porque você fica pensando que vai dar tempo de realizar tudo o que planejou. A gente se organiza, cria tabelas de tarefas, contabiliza até o tempo de beber água. Mas no final, uma pequena distração rotineira, aqueles minutinhos de conversa no celular ou seja lá o que for, desanda tudo.
Mas o tempo também é nosso aliado e não tem como fugir do barulhinho irritante, quando ele desperta e avisa: Você está atrasada! E pode rir porque é assim mesmo que acontece comigo. Eu simplesmente, não consigo trabalhar sem agendar tarefas e o tempo determinado para cada uma delas.
Quando a gente analisa as coisas por ângulos diferentes, percebe que esse medidor de tempo te auxilia a vencer obstáculos, a manter o ritmo, e sem ele o escritor está perdido.
É desafiador, porque escrever um bom texto requer tempo para cada etapa: pesquisar, elaborar, digitar e revisar. E para sermos produtivos precisamos nos adaptar e facilitar o processo de criação de texto, mudando a rotina diária.
Mas o tempo também não pode nos limitar, nos incapacitar e com certeza não podemos ser reféns dele. Alguns hábitos saudáveis na vida devem ser mantidos, mas com moderação. E isso é algo que você deve avaliar no dia a dia. Porque o escritor também precisa ter um hobby, um momento de lazer, uma viagem com a família e uma boa noite de sono.
O tic tac do relógio é só um cronômetro, um alarme que te avisa que é hora de mudar de tarefa. Ele não é o vilão. É ele que coordena o espaço de tempo, que você vai se dedicar na criação de um texto ou páginas do seu livro, para evitar o estresse e a fadiga.
Escrever é sua prioridade, sua paixão e você não consegue se identificar com nenhuma outra atividade ou profissão. Então, pode ser feito com compromisso e disciplina.
Comments