Os 5 Ps da escrita
O renomado escritor Zig Ziglar nos presenteou com esta grande lição de vida: “Não é como se começa, mas sim como se termina que define quem você é”. E não importa em que área ou atividade você tenha se empenhado, procure terminar o que começou.
E terminar algo não quer dizer que seja o fim do projeto. Porque na produção de texto precisamos planejar como vamos chegar do ponto A ao B e assim por diante. Os 5 Ps da escrita nos favorece antes mesmo de escrevermos uma linha sequer:
1 - Planejamento
Conhecer o público alvo, linguagem compatível, objetivo do conteúdo.
2 - Pesquisa
Busca de palavras-chave na Internet, artigos relacionados ao assunto e pontos negativos e positivos.
3 - Produção
Organizar as ideias, definir título, introdução, tópicos e subtópicos, formatação do texto.
4 - Problema
Aprenda a conviver com as críticas.
5 - Propagação
Divulgação do conteúdo por email, redes sociais, debates.
Ao terminar um texto, priorize a revisão e dê início a segunda etapa do trabalho que é a divulgação do texto. Insira links de busca ou de textos anteriores que se conectam com o assunto abordado.
Na maioria das vezes o grande desafio do escritor não é a produção de texto, mas torná-lo visível ao público alvo que vai ler, admirar e compartilhar o conteúdo.
O que te define como escritor são textos de qualidade, com temas relevantes para sua Persona e os sentimentos que afloram quando o leitor está saboreando o texto. A conclusão é fundamental para identificar que o objetivo foi alcançado.
Neste início de ano deixo outro conselho de Ziglar: “Você não tem que ser grande para começar, mas você tem que começar, para ser grande”.
Feliz 2025!
Comentarios