Planejamento da Escrita
Não adianta ter uma boa ideia se você não sabe como repassar a informação. E isso acontece quando o autor faz muita pesquisa e quer colocar tudo num mesmo livro, e-book, artigo ou post. No caso do post, você pode usar o “carrossel” para distribuir os assuntos e facilitar a leitura.
O tema é o assunto central e com certeza ele tem conceitos principais que precisam ser bem elaborados e distribuídos em parágrafos. Mas a regra geral é que você não tente desenvolver mais de três pontos em seus respectivos títulos.
Outro fator importante refere-se à explicação de pontos ou assuntos difíceis de entender. Então, prepare maneiras diferentes de expô-los para alcançar seu público alvo.
As etapas do planejamento da escrita podem ser organizadas da seguinte forma:
Definir o tema - Ao escolher o assunto que deseja desenvolver é importante pesquisar sobre ele, selecionar os pontos fortes e dar destaque com subtítulos e parágrafos.
Definir o público-alvo, sua Persona, seus leitores.
Pesquisar sobre o tópico escolhido e redistribuir as informações
Definir o gênero literário;
Elaborar estratégia argumentativa;
Definir os valores a serem repassados ao leitor.
Criação de um rascunho, no qual você possa revisar toda a mensagem.
Mas, o que fazer com os pontos fortes e pontos fracos do texto? Porque eles existem! E mesmo que você pense que é muito bom naquilo que faz, algo sempre passa despercebido. Os pontos fortes já tem uma missão, mas aqueles considerados fracos precisam ser refeitos e em alguns casos até deletados.
A repetição de palavras e assuntos que já foram mencionados torna a leitura de um livro ou texto cansativa. Mas existem aqueles conceitos que precisam ser enfatizados. Todo o seu projeto depende do público alvo entender a sua proposta, seus argumentos. Então, procure repetir um ponto importante adicionando alguma informação.
E assim como a nossa memória guarda uma melodia, um rosto, uma frase de um filme, um aroma de perfume, o leitor terá a oportunidade de gravar na mente e no coração aquilo que o escritor está expondo.
Lembre-se que o processo de criação de conteúdo é feito em etapas, que serão desenvolvidas no passo a passo. Nada nasce num estalar de dedos. A dedicação nos leva ao cansaço, mas também à perfeição.
Comments