Público Alvo
Embora ninguém pense no assunto quando resolve digitar o primeiro parágrafo, o público alvo vai definir a sua linha de raciocínio e o método pelo qual você vai desenvolver o tema escolhido.
O texto é seu, mas você escreve para outra pessoa e tenha em mente que as informações sobre o seu leitor vão auxiliar até mesmo na linguagem e estrutura do texto. O escritor precisa conquistar o seu público alvo já na introdução com uma abordagem direta.
Ao escrever para um grupo definido de pessoas não adianta tentar alcançar outros. A primeira dica é simples: conheça o seu mercado - as tendências literárias, as buscas frequentes, idade, gênero, classe social, perfil e poder aquisitivo, porque esta pesquisa também vai influenciar no investimento e preço final da obra.
O escritor pode pensar desta forma: vou escrever um texto, publicar e quem quiser que leia. Pode acontecer? Sim. Mas não é o ideal. É como se um empreendedor investisse em algo sem saber se há mercado para tal produto/serviço. Pense que o leitor é também um consumidor.
O Público Alvo é aquele que vai comprar o seu livro, ler o artigo, analisar, se agradar e certamente fazer propaganda dele.
É preciso pensar nos benefícios que o texto ou a obra vai oferecer. Que tipo de leitor você deseja alcançar? Para quem você está escrevendo? Já tem a resposta? Então, avalie e direcione suas informações para as necessidades básicas do seu leitor, pesquise outras fontes que tenham a mesma visão.
A segunda dica é desenvolver uma linguagem adequada criando uma identidade. É importante oferecer material de qualidade e conteúdo relevante.
Cada pessoa tem características e preferências, mas de modo geral podem ser atraídas para um mesmo estilo literário.
Conteúdos bem trabalhados fortalecem o relacionamento entre o autor e o leitor e geram engajamento nas redes sociais.
Comments