Quais os desafios do autor iniciante?
Na verdade, são muitos, mas o maior deles é desafiar o Sistema. E desatar o nós da publicação requer tempo e disposição por parte do autor. Então, podemos afirmar que escrever é a tarefa mais fácil de todo processo.
Por mais que você procure, não há uma rede de agentes literários no Brasil à disposição. E dizer que eles não desejam trabalhar com autores iniciantes, pode não ser uma verdade absoluta. Então é possível, que você encontre aquele agente literário de mente aberta, pronto para investir o tempo dele na sua obra.
E já dissemos que, em termos financeiros para a Editora, autores com obras publicadas e um bom número de seguidores tem um diferencial, pois na prática significa que eles têm mais credibilidade e potencial de venda.
Não é motivo para se desesperar. O Sistema não define seu talento e onde você pode chegar. A primeira ação é estabelecer a sua linha editorial, o público alvo e qual o seu objetivo. Acredite, tudo começa por ele.
Então, vamos avaliar as cinco dicas abaixo:
1- Você precisa entender como funciona a publicação de livros, a divulgação e a concorrência em relação ao seu público alvo. Precisa saber o que tem de diferencial no seu projeto. E é esta informação que você vai passar para editoras, divulgadores e leitores.
2 - Projeção no mercado literário é feita com esforço próprio. Pode acontecer de conseguir um parceiro ou agente, mas eles não vão te ensinar sobre publicação. Pesquise sobre o assunto. Você é a pessoa certa para administrar a sua carreira literária.
3 - Crie a sua marca e uma plataforma de autor. Seja através da autopublicação ou por uma editora você precisa ter visibilidade. A divulgação da obra na internet, como e-book ou livro físico, depende do seu empenho e de uma boa campanha de marketing.
4 - Pense: A obra precisa de uma nova avaliação? Com certeza idolatramos tudo o que escrevemos. Mas é necessária uma opinião sincera sobre o conteúdo da obra, sobre os pontos fortes e fracos, como fortalecer temas, adicionar ou excluir assuntos. A leitura crítica e sensível vai definir o padrão do texto.
5 - Valorize a autenticidade. Você pode acompanhar as tendências, mas procure cultivar as qualidades que marcam a sua própria personalidade e que diferenciam sua escrita.
O mercado literário é dinâmico e repleto de novas obras publicadas a cada dia. Não se deixe intimidar, siga seu coração e enfrente os desafios.
Comments